É graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2003) e doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é Presidente do CARH – Comissão Assessora de Recursos Humanos da FCAV; Membro do GIDRH - Grupo Interdisciplinar de Desenvolvimento de Recursos Humanos da FCAV, Presidente do Conselho Departamental do DECOR – Departamento de Economia Rural; professor assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP – Campus de Jaboticabal. É professor do quadro permanente do curso de mestrado profissionalizante, no programa de Pós-graduação em Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas, na UNESP de Franca, onde ministra a disciplina “Fundamentos da Gestão Pública. Tem experiência como executivo da área de Administração de Recursos Humanos em empresas de grande porte. Pesquisa os seguintes temas: Gestão de Pessoas e Gestão Esportiva.
Disciplinas ministradas: Introdução à Administração; Fundamentos Antropológicos e Políticos; Administração de Recursos Humanos I; Administração de Recursos Humanos II; Tópicos Especiais de Administração.
Administração de clubes de futebol: estudos multicasos
(2012 - Atual)
Descrição: O projeto que tem como objeto de estudo a administração de organizações de práticas esportivas, com o objetivo de descrever o modo como são administrados os grandes clubes de futebol, verificando se as alterações que estão ocorrendo no gerenciamento desses clubes, atribuídas inicialmente aos preparativos para a Copa de Mundo de 2014, podem significar um novo modelo de gestão capaz de posicionar os times brasileiros entre os grandes clubes internacionais. Para tanto, foram tomados como objetos de estudo sete clubes tradicionais e da elite do futebol brasileiro. Do ponto de vista metodológico, optou-se por realizar estudos multicasos que permitirão entender em profundidade a forma de organização de cada um dos times pesquisados, realizando uma análise para identificar os pontos fortes e fracos do modo de organização de cada um desses clubes. Como resultado, espera-se aprofundar os conhecimentos sobre o modo de gestão dos clubes brasileiros e explicitar as peculiaridades que devem ser consideradas no planejamento das ações administrativas em organizações dessa natureza.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (1). Roberto Louzada - Coordenador / Sheila Faria Alves Garcia - Integrante / Adriano Dos Reis Lucente - Integrante / Lesley Carina Do Lago Attadia Galli - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.