top of page

Graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Jaboticabal (1979), mestrado em Economia Agrária pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Prefeito Municipal de Jaboticabal (SP) entre 1989 e 1992 e Deputado Estadual paulista entre 1995 e 1998. Secretário de Segurança Alimentar e Nutricional junto ao Governo Federal, entre 2003 e 2005. Superintendente no estado de São Paulo do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) de agosto de 2011 a abril de 2012. Professor Assistente Doutor do Departamento de Economia Rural da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal (UNESP), desde outubro de 1980. Professor e Orientador do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP, campus de Rio Claro, desde junho de 2011. Pesquisas desenvolvidas com temas do trabalhador rural, complexo sucroalcooleiro, políticas agrícolas e segurança alimentar e nutricional.

Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) nos estados de São Paulo e Paraná e seus respectivos municípios

(2014 - Atual)

 

Descrição: O objetivo do projeto é fortalecer o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) nos estados, distrito federal e municípios, a partir do apoio aos Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEAs) e às Câmaras ou Instâncias Governamentais de Gestão Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISANs) com a realização de assessorias para elaboração de políticas públicas e ações de capacitação, mobilização e comunicação. 1. Assessorar o processo de construção e monitoramento da Política Pública de SAN nos Estados de São Paulo e Paraná. 2. Produzir três instrumentos para monitoramento da Política Pública de SAN: um índice global de SAN; um instrumento de monitoramento dos objetivos/metas do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) e Artigo 14 do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); um instrumento de avaliação da execução do plano estadual de SAN. 3. Sistematizar metodologia de apoio aos Estados e municípios na mobilização e organização de agentes da sociedade civil e poder público de diferentes setores envolvidos no fortalecimento do SISAN, incluindo a discussão quanto ao Plano Estadual de SAN no estágio em que se encontra em cada Estado (elaboração, execução, avaliação). 4. Oferecer 1.200 vagas em cursos de educação à distância para conselheiros e gestores públicos que atuam em SAN, com taxa de evasão inferior a 70%. 5. Produzir/adequar ferramentas para diagnóstico das ações e iniciativas e para elaboração das políticas municipais de SAN. 6. Participar/assessorar a sistematização de informações do documento base para as conferências estaduais de SAN em São Paulo e Paraná. 7. Produzir/sistematizar e divulgar em rede virtual os registros do processo de articulação e construção das Políticas Públicas de SAN no Estado de São Paulo e Paraná, com frequência semanal de informação. 8. Promover evolução no estágio de organização política e social na direção da construção de uma Política Municipal de SAN em ao menos 60% dos 1044 municípios dos Estados de São Paulo e Paraná. Trata-se de um projeto de pesquisa considerando que todo esse processo será objeto de pesquisa em mais de um subprojeto.


Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: José Giacomo Baccarin - Integrante / Regina Aparecida Leite de Camargo - Integrante / Antonio Lázaro Sant'ana - Integrante / Darlene Aparecida de Oliveira Ferreira - Integrante / Maria Rita Marques de Oliveira - Coordenador / Rozane Marcia Triches - Integrante / Luis Carlos Ferreira Almeida - Integrante / Rosângela Aparecida Medeiros Hespanhol - Integrante / Érika Marafon Rodrigues Ciacchi - Integrante / Pablo Forlan Vargas - Integrante / Rosemary Jane Martins de Carvalho - Integrante / Antonio Carlos Savi - Integrante / Mônica Inêz Elias Jorge - Integrante / Ana Maria Cervato-Mancuso - Integrante / Regina Maria Ferreira Lang - Integrante / Valdemir B Veloso Neto - Integrante / Iva Sandra Ferreira de Morais - Integrante / Priscila Antunes Tsupal - Integrante.

Financiador(es): Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - Auxílio financeiro.

 

 

A Adoção do Paradigma Agroambiental: as Mudanças Tecnológicas na Lavoura Canavieira e seus Impactos na Ocupação Sucroalcooleira e Agropecuária no Estado de São Paulo, entre 2007 e 2014

(2014 - Atual)

 

Descrição: Em 2007 foi assinado o Protocolo Agroambiental entre a União da Indústria de Cana-de-açúcar, associações de fornecedores e Secretarias Estaduais do Meio Ambiente e da Agricultura de São Paulo estabelecendo que a queimada dos canaviais para facilitar sua colheita deveria ser eliminada até 2014 em áreas mecanizáveis e até 2017 em áreas não mecanizáveis. Com o presente Projeto objetiva-se verificar, até 2014, a intensidade, consequências econômicas, sociais e administrativas e dificuldades gerenciais resultantes do processo de expansão da colheita mecânica de cana em São Paulo. Com dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do IBGE pretende-se calcular a diminuição dos trabalhadores canavieiros não qualificados vis a vis demais ocupações sucroalcooleiras. A partir de consultas a documentos e dados oficiais e de entrevistas com seus técnicos pretende-se verificar como instituições públicas estão acompanhando esse processo. Com base em estudos específicos e em entrevistas com funcionários de empresas sucroalcooleiras pretende-se analisar os efeitos desse processo na produção e produtividade setorial e em questões de gerenciamento de pessoas. Para quatro regiões paulistas, pretende-se, com informações do MTE e de entrevistas com atores sociais, verificar consequências socioeconômicas locais da mecanização canavieira.


Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Integrantes: José Giacomo Baccarin - Coordenador / Regina Aparecida Leite de Camargo - Integrante / André Luiz Correa - Integrante / Sebastião Neto Ribeiro Guedes - Integrante / Érika Capelato - Integrante.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

 

O impacto de políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar na segurança alimentar em assentamentos de reforma agrária no norte do Estado de São Paulo

(2013 - Atual)

 

Descrição: O projeto procura verificar os efeitos sociais, especialmente sobre segurança alimentar, em assentados de reforma agrária que acessam programas públicos destinados a agricultores familiares. São considerados o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).


Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Integrantes: José Giacomo Baccarin - Integrante / Sany Spínola Aleixo - Integrante / Regina Aparecida Leite de Camargo - Coordenador / Alexandra Filipak - Integrante / Raquel Santos Sant'Ana - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

 

Efeitos das compras institucionais via Programa de Aquisição de Alimentos e Programa Nacional de Alimentação Escolar nas condições de vida de agricultores familiares e no desenvolvimento local: estudo e aplicação em três regiões do estado de São Paulo.

(2013 - Atual)

 

Descrição: O projeto casa atividades de pesquisa e de extensão, articulando pesquisadores do Brasil, do Chile e do Equador. Em três regiões do estado de São Paulo serão analisados a aplicação e os efeitos nas condições de vida de agricultores familiares e no desenvolvimento local do PAA e do PNAE. Como extensão pretende-se realizar seminário estadual e duas capacitações para agricultores familiares.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 


Integrantes: Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .José Giacomo Baccarin - Coordenador / Regina Aparecida Leite de Camargo - Integrante / Darlene Aparecida de Oliveira Ferreira - Integrante / Maria Rita Marques de Oliveira - Integrante / Anne Walleser Kepple - Integrante / Rozane Marcia Triches - Integrante / Agustin Infante Lira - Integrante / Ruth Martínez - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

 

Agricultura familiar sob a vigência da Lei Federal 11.947/2009: abrangência e adequação das chamadas públicas, impactos na agricultura local e preços recebidos pelos agricultores familiares.

(2013 - Atual)

 

Descrição: Envolvendo pesquisadores de universidades de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, o projeto pretende analisar a aplicação de compras institucionais de produtos da agricultura familiar nos três estados citados. Serão usados documentos oficiais, dados secundários e questionários aplicados aos agentes sociais envolvidos.


Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: José Giacomo Baccarin - Coordenador / Darlene Aparecida de Oliveira Ferreira - Integrante / Rozane Marcia Triches - Integrante / Camila Elizandra Rossi - Integrante / Cassiani Gotama Tasca - Integrante / Elizangela Mara Carvalheiro - Integrante / Carla Rosane Paz Arruda Teo - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

 

Políticas e Desempenho da Agropecuária Brasileira no Século XXI

(2012 - Atual)

 

Descrição: O projeto tem como uma de suas vertentes o acompanhamento da institucionalidade das políticas agropecuárias no Brasil e estudos de seus efeitos sobre a estrutura e desempenho agrícola, com destaque para as políticas voltadas para a agricultura familiar e produção de biocombustíveis. A outra vertente do projeto é analisar indicadores de desempenho produtivos e estruturais do sistema de produção agropecuária. Neste caso projeta-se desenvolver estudos de cadeias agroindustriais específicas.


Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. . 
Integrantes: Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3). José Giacomo Baccarin - Coordenador.

Boletim Informativo Mensal de Ocupação Sucroalcooleira no estado de São Paulo

(2009 - Atual)

 

Descrição: Levantam-se informações de ocupação formal de empresas sucroalcooleiras no estado de São Paulo, conforme registros do Ministério do Trabalho e Emprego. Trabalham-se e analisam-se os dados e edita-se um Boletim Informativo mensal distribuído eletronicamente para 400 pessoas ou instituições.

 

Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Alunos envolvidos: Graduação: (2). José Giacomo Baccarin - Coordenador.

Financiador(es): Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Bolsa.

bottom of page