top of page

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Agroindústria, atuando principalmente nos seguintes temas: economia, competitividade e agronegócio.

 

Disciplinas ministradas: Introdução à Economia (68 horas); Economia de Empresa (68 horas).

Ocupação Territorial: Ações Estratégicas Empresariais E Governamentais Para A Competitividade Dos Circuitos Produtivos

(2011 - Atual)

 

Descrição: A discussão sobre competitividade ganha destaque no Brasil nas décadas de 1980 e 1990, com o novo desenho econômico, político, produtivo e social. A partir desse período, a competitividade passa a fazer parte do debate de política econômica e ter mais prioridade para as empresas, circuitos espaciais produção e países. Neste ínterim, há também a redução e modificação da atuação do Estado. Assim, a discussão sobre competitividade, estratégias e políticas faz-se necessária para as empresas, os circuitos espaciais de produção e o Estado, bem como a influência destes na forma de ocupação e nos processos de desterritorializações, onde é possível perceber o percurso dos agentes e dos circuitos espaciais de produção na ocupação do território. 

 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Ana Claudia Giannini Borges - Coordenador / Vera Mariza Henriques de Miranda Costa - Integrante / José Gilberto de Souza - Integrante / Lívia M. Brumatti - Integrante / Daniel Mendes Coutinho - Integrante / Larissa Chiulli Guida - Integrante / Francielly Naves Fagundes - Integrante / Françoise Wilhelm Fontenele E Vasconcelos Pacheco - Integrante.

 

Estado e desenvolvimento: Análise dos programas de financiamento do BNDES para o setor sucroalcooleiro (2001-2008)
(2010 - Atual)

 

Descrição: O setor sucroalcooleiro apresenta relevância à economia nacional e regional e ao longo dos anos se colocou como setor estratégico, seja por conta de seu impacto direto na base energética brasileira e sua repercussão no âmbito da balança de pagamentos, seja por se consolidar como atividade econômica com grande capacidade de incorporação de força de trabalho e emprego nas regiões em que se instaura. Assim, no âmbito das ações diretas, este projeto objetiva analisar as principais ações do Estado realizadas a partir dos programas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR), efetivados no período de 2001 a 2009. Assim, objetiva-se destacar o papel do Estado no desenvolvimento regional equilibrado e a necessária reflexão dos impactos desse processo de crescimento do setor no eixo Centro-Sul, no que se refere às finalidades dos investimentos, sua distribuição espacial (macro e meso-regional, estado, município e ou unidade de produção), bem como analisar a trajetória de concentração espacial da atividade, em detrimento de regiões tradicionais de produção como a macro-região Nordeste.


Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ana Claudia Giannini Borges - Coordenador / Vera Mariza Henriques de Miranda Costa - Integrante / José Gilberto de Souza - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

 

Competitividade do agronegócio sucroalcooleiro: estratégias das Usinas de açúcar e álcool na área de abrangência dos Escritórios de Desenvolvimento Rural (EDR) de Ribeirão Preto e de Jaboticabal
(2006 - Atual)

 

Descrição: Identificar e analisar as tendências estratégicas da agroindústria canavieira relevado nos EDRs de Ribeirão Preto e de Jaboticabal, para a manutenção de sua competitividade, contribuindo para a do agronegócio sucroalcooleiro como um todo. Tem-se também por objetivo: - Identificar e analisar os impactos das estratégias adotadas por empresas, dessa região, sobre a dinâmica socioeconômica regional. - Apreender a visão de algumas organizações vinculadas à atividade objeto do estudo sobre a dinâmica do ambiente competitivo do agronegócio sucroalcooleiro.


Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ana Claudia Giannini Borges - Coordenador.

bottom of page